sábado, 14 de junho de 2008

Estrutura dissertativa ( UNIDADE II- aula 4)

1.4 - Estrutura da dissertação

Organizadas as idéias e definida a linha de raciocínio, é hora de começar a estruturar a dissertação. Todo texto dissertativo é composto por introdução, desenvolvimento e conclusão, exigindo, no mínimo, três parágrafos.

*Na introdução, o autor expõe sua idéia, sua tese.

*No desenvolvimento, o autor apresenta os argumentos que defendem a sua tese.

*Na conclusão, o autor confirma a tese, baseando-se nos argumentos.

É importante fazer com que cada uma dessa partes se relacione com as outras, seja preparando-as ou retomando-as.

1.5 - A Introdução

Na introdução de uma dissertação, que normalmente é feita em apenas um parágrafo, o autor deve situar o leitor no assunto, expondo seu ponto de vista e delimitando as questões que serão abordadas.

É na introdução que se define o assunto específico que será discutido e provado no decorrer do texto. Uma opção é propor uma pergunta, cuja resposta será discutida no desenvolvimento e explicitada na conclusão.

1.6 - O Desenvolvimento

O desenvolvimento é o maior trecho da dissertação, podendo exigir dois ou mais parágrafos. É no desenvolvimento que o autor apresentará seus argumentos para defender sua tese. Há várias maneiras de se apresentar os argumentos num texto dissertativo. As mais comuns são:

- Enumeração;

- Apresentação de Causas e Conseqüências;

- Exemplificação;

- Confronto;

- Evolução no tempo ou espaço;

- Dados estatísticos;

- Citações;

1.7 - Enumeração

A técnica da enumeração consiste em detalhar vários aspectos da idéia principal, indicando características, funções, processos ou situações, sempre de forma a complementar a idéia exposta na introdução do texto.

1.8 - Apresentação de Causas e Conseqüências

Outra forma de desenvolvimento de textos dissertativos é a apresentação de fatos e situações.

Esses fatos e situações, relacionados à idéia principal da dissertação, deverão vir acompanhadas de suas causas ou possíveis conseqüências, de acordo com o objetivo do autor.

1.9 - Exemplificação

Um meio muito comum de argumentação é a exemplificação.

Nessa modalidade, o autor utiliza exemplos de outras situações e fatos que ilustram o seu ponto de vista de forma a defender a sua tese.

1.10 - Confronto ou comparação

No confronto, o autor compara seres, pessoas, objetos, situações, fatos ou idéias, de forma a enfatizar suas igualdades ou diferenças, de acordo com o objetivo da argumentação.

O contraste entre duas ou mais idéias pode ser determinante para se defender uma tese.

1.11 - Evolução no Tempo ou Espaço

Muito usada em dissertações é a evolução de idéias ordenadas no tempo ou no espaço.

A ordenação temporal é aquela onde vários acontecimentos ou processos são marcados pela época em que aconteceram, seja em séculos, décadas, anos, meses ou mesmo dias e horas.

Já a ordenação espacial diz respeito à localização geográfica nas quais os acontecimentos ocorreram.

1.12 - Dados Estatísticos

O uso de dados estatísticos confiáveis sempre é um trunfo na defesa de uma idéia, já que dá credibilidade dos argumentos. Mas é preciso verificar a validade, extensão e o contexto da apuração desses dados para que eles possam ser realmente confiáveis. Assim, é bom dar preferência a dados estatísticos produzidos por órgãos oficiais.

1.13 - Citações

Muitos autores citam, em seus textos, frases, trechos ou obras de escritores, intelectuais e políticos famosos. Isso é uma forma de influenciar o leitor buscando apoio para seus argumentos nessas personalidades ilustres e consagradas.

1.14 - A Conclusão

Depois de expor todos os argumentos, é preciso costurar todas as idéias no final do texto.

O objetivo da conclusão retomar a idéia principal de forma mais concisa e convincente, amarrando a tese (introdução) aos argumentos (desenvolvimento).

Há 3 formas de se concluir um texto dissertativo:

1) Fazendo uma síntese

2) Expondo uma solução

3) Criando uma surpresa

1.15 - Conclusão Síntese

Concluir com uma síntese é a forma mais comum de fechar um texto dissertativo.

A síntese resume todo o texto em apenas um parágrafo, uma constatação.

O principal desafio nesse tipo de conclusão é evitar simplesmente expor as mesmas idéias e os mesmos argumentos novamente, pois isso torna o texto repetitivo.

1.16 - Conclusão Solução

Muitas vezes o objetivo do texto dissertativo é conscientizar o leitor da existência de um problema e expor uma forma de combatê-lo.

Nesses casos, a conclusão deve mostrar o que deve ser feito ou indicar uma proposta de solução para o problema.

1.17 - Conclusão Surpresa

Menos comum, esse tipo de conclusão exige maior destreza e talento do autor.

Na conclusão surpresa, o autor deve fechar o texto com uma citação, um fato divertido ou original, uma piada, uma afirmação irônica, trocadilhos ou até mesmo um final poético.

O objetivo aqui é causar um impacto no leitor trazendo algo inesperado, de forma a deixá-lo surpreso.

***********************************************************************************

Nenhum comentário:


Arquivo do blog


Quem sou eu

Sou formada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador. Pós-graduada em Rh pela Faculdade Olga Metting. Minha paixão por redação me fez ensinar por muitos anos em algumas escolas e cursos pré-vestibulares(Colégio Resgate, Colégio Apoio, Colégio Drummond, Colégio Sigma ,Colégio Manoel Novaes). Prestei consultoria por alguns anos. A ideía do blog é compartilhar experiência com os meus amados alunos. Januza