quinta-feira, 12 de junho de 2008

TROVADORISMO

Queixa

Caetano Veloso

Composição: N.Siqueira / E. Neves

Um amor assim delicado
Você pega e despreza
Não devia ter despertado
Ajoelha e não reza

Dessa coisa que mete medo
Pela sua grandeza
Não sou o único culpado
Disso eu tenho a certeza

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa

Um amor assim violento
Quando torna-se mágoa
É o avesso de um sentimento
Oceano sem água

Ondas, desejos de vingança
Dessa desnatureza
Bateu forte sem esperança
Contra a tua dureza

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa

Um amor assim delicado
Nenhum homem daria
Talvez tenha sido pecado
Apostar na alegria

Você pensa que eu tenho tudo
E vazio me deixa
Mas Deus não quer que eu fique mudo
E eu te grito esta queixa

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa


1. O poema que você leu contém uma confissão amorosa, uma declaração de amor.

a) Como se pode classificar o eu-lírico desse poema? Em que posição ele se coloca em relação à sua amada? Fundamente sua resposta com elementos retirados do texto.

b) Que visão da mulher se pode depreender nesse poema? Fundamente sua resposta com elementos retirados do texto.

2. Pode-se perceber, ao longo do texto, o sofrimento do eu-lírico por sua amada.

a) Transcreva, do poema, um verso em que se evidencie a "coita d'amor".

b) Transcreva uma expressão que o poeta tenha usado para referir-se à amada, na qual se possa identificar o sentimento cortês, cavalheiresco.

Nenhum comentário:


Arquivo do blog


Quem sou eu

Sou formada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador. Pós-graduada em Rh pela Faculdade Olga Metting. Minha paixão por redação me fez ensinar por muitos anos em algumas escolas e cursos pré-vestibulares(Colégio Resgate, Colégio Apoio, Colégio Drummond, Colégio Sigma ,Colégio Manoel Novaes). Prestei consultoria por alguns anos. A ideía do blog é compartilhar experiência com os meus amados alunos. Januza