segunda-feira, 14 de julho de 2008




"Escrever é deixar uma marca. É impor ao papel em branco um sinal permanente, é capturar um instante em forma de palavra." (Margaret Atwood)




************************************************************************************


Dicas para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um poderoso instrumento de auto-avaliação - desde que sejam devidamente compreendidas as habilidades e competências por ele definidas como necessárias àqueles que freqüentaram a escola por 11 anos ou mais. O Enem permite aos que concluíram ou estão para concluir o ensino médio identificar aquelas competências que já dominam e aquelas que ainda precisam desenvolver melhor.
A prova de redação corresponde à metade do valor total da média final do exame. Lembre-se de que não somente a escola, mas também a sociedade, de modo geral, exige sujeitos cada vez mais capazes de produzir textos escritos de modo objetivo e coerente.

Situação-problema
O Enem exige que o candidato redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo, cujo tema se relacione a questões sociais, políticas, culturais e/ou científicas, a partir de uma situação-problema. É automaticamente desconsiderada para correção pela banca avaliadora a redação que se afastar do tema proposto ou for de encontro aos direitos humanos e à cidadania.

São cinco as competências avaliadas na prova de redação, conforme se verifica a seguir. Para você compreender melhor qual o significado dessa matriz de competências, procuramos explicar, de maneira mais clara, cada um dos itens que a compõem. São elas:
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação
5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM - 2007

Ninguém = Ninguém

Engenheiros do Hawaii

Há tantos quadros na parede

há tantas formas de se ver o mesmo quadro

há tanta gente pelas ruas

há tantas ruas e nenhuma é igual a outra

(ninguém = ninguém)

me espanta que tanta gente sinta

(se é que sente) a mesma indiferença

há tantos quadros na parede

há tantas formas de se ver o mesmo quadro

há palavras que nunca são ditas

há muitas vozes repetindo a mesma frase

(ninguém = ninguém)

me espanta que tanta gente minta

(descaradamente) a mesma mentira

todos iguais, todos iguais

mas uns mais iguais que os outros

Uns Iguais Aos Outros

Titãs

Os homens são todos iguais

(...)

Brancos, pretos e orientais

Todos são filhos de Deus

(...)

Kaiowas contra xavantes

Árabes, turcos e iraquianos

São iguais os seres humanos

São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros

Americanos contra latinos

Já nascem mortos os nordestinos

Os retirantes e os jagunços

O sertão é do tamanho do mundo

Dessa vida nada se leva

Nesse mundo se ajoelha e se reza

Não importa que língua se fala

Aquilo que une é o que separa

Não julgue pra não ser julgado

(...)

Tanto faz a cor que se herda

(...)

Todos os homens são iguais

São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros

A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na

originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a

humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero

humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o

patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações

presentes e futuras.

UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.

Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas

no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais. Nesse sentido, ser

diferente já não parece tão encantador. Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um texto

dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema.

O desafio de se conviver com a diferença

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua

formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas,

sem ferir os direitos humanos.

Observações:

􀂾 Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.

􀂾 O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.

􀂾 O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.

􀂾 O rascunho pode ser feito na última página deste Caderno.

􀂾 A redação deve ser passada a limpo na folha própria e escrita a tinta.



Quem sou eu

Sou formada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador. Pós-graduada em Rh pela Faculdade Olga Metting. Minha paixão por redação me fez ensinar por muitos anos em algumas escolas e cursos pré-vestibulares(Colégio Resgate, Colégio Apoio, Colégio Drummond, Colégio Sigma ,Colégio Manoel Novaes). Prestei consultoria por alguns anos. A ideía do blog é compartilhar experiência com os meus amados alunos. Januza